terça-feira, 3 de agosto de 2010

Você já tumblrou hoje? Conheça o tumblr!


Orkut... dizem que já era...

Mas tem ainda Facebook, twitter, linkedin, blogs e tantas outras mídias sociais que alguns de nós – meros mortais – nem temos conhecimento ainda.

O caderno Economia & Negócios do Estadão de hoje replicou uma matéria do The New York Times sobre uma nova ferramenta que provavelmente os mais antenados já estão usando a todo vapor. O nome? Não entendi bem como pronuncia (xi, começou mal), é uma mistura de twitter com tumba, com blrrrrr ou sei lá o que.

Brincadeiras à parte, o nome é tumblr e ele já está disputando espaço com duas das mais queridinhas ferramentas de mídias sociais, o twitter e o facebook.

Puxa, mas agora que eu estava me adaptando ao twitter? Aprendendo a encontrar pessoas, seguir tuiteiros com mensagens interessantes, a usar a ferramenta para ver o que os jornalistas andam dizendo dos nossos clientes por aí? (encontrei reclamação sobre atraso de porta-voz para entrevista, hein?).


Para se ter uma ideia do poder do recém-chegado serviço de blogs, ele já conta com 6,6 milhões de usuários. Segundo a reportagem, ele permite aos blogueiros carregar imagens, vídeos, clipes de áudio e citações para suas páginas. “Como no Twitter, os usuários podem seguir outros usuários, cujas postagens aparecem cronologicamente numa página central conhecida como painel. Os usuários indicam que gostaram de um item clicando num coração vermelho ao lado, ou fazendo um "reblogging" dele”.


Você pode personalizar o novo microblog e também linká-lo ao twitter e outras mídias, ou seja, tudo o que postar em um, aparece no outro.


De acordo com seu criador, o que ele traz de diferente é que foi desenhado “tendo a expressão criativa em mente” . E acrescenta “As pessoas estão criando identidades e personalidades que o design do Facebook e do Twitter não permitem que você faça", diz Karp.


Claro, cada criador defende a sua criatura. Mas acredito mesmo que cada uma dessas mídias têm a sua função de integrar pessoas, dividir ideias, vender produtos, serviços, soluções(por que não?), compartilhar mensagens – e vamos torcer para que sejam positivas, em sua maioria.


E você, já descobriu qual é a mídia social que mais te agrada? Se quiser experimentar mais uma, é só clicar: http://www.tumblr.com/  
E para acessar o conteúdo da reportagem, também é só clicar: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100803/not_imp589684,0.php

Nenhum comentário: